domingo, 12 de setembro de 2021

Daniel Ricciardo vence GP da Itália e McLaren faz dobradinha.

O GP da Itália que foi disputado nesse domingo, 12/09, acabou por ser um dia de grande festa para a equipe McLaren, pois nem no mais feliz sonho de qualquer de seus integrantes, ele imaginaria que sairia deste final de semana de corrida com uma dobradinha, ou seja, com os dois lugares mais altos do pódio.

A equipe britânica não vencia à nove anos, desde o GP do Brasil de 2012, com Jenson Button, e não conseguia um segundo lugar desde GP da Austrália de 2014, com Kevin Magnussen, em ambas ocasiões, quando ainda corria com o motor Mercedes, algo que retornou a acontecer somente esse ano, após algumas temporadas utilizando os motores Honda e Renault, por três anos cada.

Já uma dobradinha, a McLaren não conseguia desde o GP do Canadá de 2010, com Lewis Hamilton vencendo e Jenson Button em segundo, aliais, foram três naquela temporada, Turquia e China foram as outras duas, e nessa última mencionada, a única com o heptacampeão atrás do campeão de 2009. 

Daniel Ricciardo, que conquistou a sua oitava vitória, por sua vez, não chegava em primeiro numa prova, desde Mônaco/2018, ainda pela RedBull, equipe da qual se despediu no final daquela temporada, para então se juntar à Renault, pela qual correu em 2019 e 2020, juntando-se a McLaren nesta temporada.


O circuito de Monza já trouxe bons ares para o piloto australiano desde a corrida sprit, que valeu como disputa para o grid de largada, da qual, após a punição recebida por Bottas, em virtude de troca de componentes do motor, Daniel herdou a segunda posição do grid, na primeira fila, feito que não alcançava desde o GP México de 2018, quando marcou a sua segunda pole naquela temporada.

Apesar da adaptação difícil que Ricciardo vinha demonstrando na McLaren, com o quarto lugar na falaciosa "corrida" da Bélgica e agora essa vitória, em conjunto com o bom desempenho que Norris vem alcançando, parecem nos mostrar que a escolha pela nova equipe, para esse ano, dessa vez, foi um movimento acertado do "sorrisão".

Resultado do

Essa foi a 48ª dobradinha da McLaren, vejamos:

A ordem apresentada não é exatamente a mesma de ocorrência, pois há agrupamento de cada dupla, com relação a supremacia de um piloto sobre o outro.
Cores meramente ilustrativas.

A Ferrari possui 84 dobradinhas, a Mercedes 58 e a Williams 33.

Fotos: Reprodução de internet