segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

1989 : O sensacional ano do fundão (Parte 2 - Personagens)



Na primeira parte desta saga (para quem não viu e quer refrescar a mente, eis o link), foi colocado o contexto em que os motores aspirados voltaram com força à F1. E neste ano específico, muita coisa interessante aconteceu para as equipes que não estavam no “Olimpo”. Por isso entendam Mclaren, Ferrari, Williams e Benetton.

O objetivo da sequencia é ver o que aconteceu do “meio para trás”. Desta forma, o “Olimpo” será automaticamente excluído. Desta forma, sobram 16 equipes das 20 que tomaram parte do grid em 1989. Cabe criar um primeiro grupo de “medianas”, que seriam as emergentes e as quatrocentonas falidas. Podemos incluir aí Ligier, Minardi, Lotus, Arrows, Brabham, Tyrrell e March. Também as enquadraria como “medianas” porque não chegaram a ir para a pré-qualificação, mas olharam com olhos provocantes e por pouco não se casaram com ela.

Lotus

Pilotos : Nelson Piquet e Satoru Nakajima
Carro: Lotus 101
Motor: Judd V8 CV
Pneus: Goodyear




A Lotus veio em 1989 extremamente remodelada. Primeiro, com a perda do acordo com a Honda e a Renault não queria os ver nem pintados, se viram obrigados a ter que abraçar o problemático Judd V8 (a versão usada era a mesma de 88, mas com a parte de pistões e juntas de óleo revistas). Depois, trouxeram Frankie Dernie da Williams e preparou o 101 rapidamente, inclusive aproveitando partes do mal-fadado 100T. A dupla de pilotos era a mesma e a Camel renovou o acordo de patrocínio com a equipe.

O carro mostrou ter potencial, embora o motor Judd não estivesse a altura do carro. Para tentar melhorar a situação, a Lotus tentou desenvolver junto à Aston Martin um cabeçote especial de 5 válvulas. Entretanto, só foi utilizado nos treinos do GP na Inglaterra sem mostrar melhorias palpáveis e nunca mais veio a publico.

Mesmo com a parte técnica claudicante, Piquet conseguiu desenvolver o carro e conseguiu pontos preciosos, principalmente na segunda parte da temporada, quando conseguiu colocar a Lotus como uma real contenedora na área de pontuação. Entretanto, por falhas do carro e ajuda de Olivier Grouilard, não se classificou na Bélgica. Neste GP, a Lotus pela primeira vez não participava de uma corrida com nenhum carro desde que entrou na F1. De relevante por parte de Nakajima foi a sensacional performance no dilúvio de Adelaide, onde conseguiu um 4º lugar e marcou a volta mais rápida da prova!

Apesar de um ano decente após o descalabro de 1988, foi muito pouco para a outrora principal equipe britânica. Fora das pistas, houve também a condenação de parte do corpo diretivo da empresa por conta do escândalo com o projeto DeLorean (pra entender, veja aqui).

Tyrrell

Pilotos : Michele Alboreto, Jonathan Palmer, Jean Alesi e Johnny Herbert
Carro: 017B (até San Marino) / 018 (San Marino – somente Palmer e resto da temporada)
Motor : Ford Cosworth DFR Hart
Pneus: Goodyear



A Tyrrell vinha com gosto de sangue na boca após um 1988 terrível. Para animar, tinha bastante experiencia com os aspirados e tinha trazido a dupla Harvey Postlewahite e Jean-Claude Migeot, que haviam sido quase escorraçados da Ferrari após a chegada de John Barnard. Para compor sua dupla de pilotos, ”tio” Ken manteve Jonathan Palmer (o pai de Jolyon) e promoveu o retorno de Michele Alboreto, que estreou por sua equipe em 1981.

Inicialmente, a equipe começou com o 017B, que era uma revisão do carro de 1988 e estreou o carro definitivo, o 018, em San Marino, inicialmente só com Palmer. Mesmo sem um patrocínio de peso, este carro mostrou-se competitivo logo do início e dava pistas do que a dupla Postlewhaite e Migeot preparava: o carro tinha uma suspensão com amortecedor central e uma aerodinâmica bem apurada. Logo em sua estréia, Palmer conseguiu um 6º lugar. Mostrando sua qualidade, Alboreto obteve um 5º lugar em Mônaco e um 3º no México, ficando somente atrás das Mclaren.

Parecia que os bons resultados iriam se manter. Mas não. O carro tinha potencial, mas faltava dinheiro. E a chance apareceu.

Ken Tyrrell tinha a fama de descobrir jovens pilotos. E o seu radar se voltou para um jovem francês que estava fazendo uma boa campanha na F3000. Seu nome era Jean Alesi e vinha liderando o campeonato da categoria de acesso, conduzindo um carro amarelo de um peruqueiro irlandês chamado Eddie Jordan. Os dois bretões chegaram a um acordo e Alesi foi fazer sua estréia em seu GP local. Junto com ele, também veio o retorno da Camel, que havia apoiado o time na temporada anterior, o que significou a salvação da temporada. E a demissão de Michele Alboreto, que foi parar na Larrousse (veremos na parte que fala das demais

E o francês mostrou a que veio: no primeiro treino, marcou o sétimo tempo, caindo para a 16ª posição na classificação. Na corrida, chegou a andar em segundo! Mas conseguiu uma ótima quarta colocação. Ainda conseguiria marcar mais dois pontos na Espanha. No GP da Bélgica e Portugal, por conta do campeonato de F-3000 foi substituído por Johnny Herbert, que havia estreado pela Benetton, mas ainda convalescia das sequelas do seu aparatoso acidente de F-3000 no ano anterior.

A Tyrrell marcava uma ótima posição e parecia marcar o seu reencontro com os seus dias de glória. Além de revelar mais um talento para a categoria: Jean Alesi.

Depois tem mais uma parte, com um pouco mais das "medianas"...

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