O automobilismo brasileiro recebeu uma ótima notícia, pois o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara, de 21 anos, foi anunciado como o novo piloto reserva da RedBull e da AlphaTauri na Fórmula 1.
Com esse anúncio, o mineiro Ségio voltou a ser piloto da marca austríaca, após quatro anos, vez que em 2016 ele disputou a temporada da extinta F3 Europeia como integrante do Red Bull Junior Team, chegando até a fazer uma exibição com um carro de F1 no circuito espanhol de Motorland Aragón e um teste oficial em Silverstone com a STR após o GP da Inglaterra. Mas, na ocasião, a parceria durou apenas um ano.
O convite partiu diretamente do Dr. Helmut Marko, consultor do programa da Red Bull na Fórmula 1 e braço direito de Dietrich Mateschitz, dono da marca de energéticos austríaca, e o melhor é que Sette Câmara não teve de trazer dinheiro de patrocinadores, como a maioria dos pilotos que entra na categoria necessita, para conseguir uma vaga em uma equipe.
No último ano, Sergio foi piloto de desenvolvimento da McLaren enquanto dividia sua atenção com o campeonato da Fórmula 2. Seu trabalho na equipe inglesa, que tinha sido renovado para 2020, mas acabou encerrado, no domingo anterior.
Lando Norris e Carlos Sainz, pilotos titulares da equipe britânica, elogiaram os resultados das atividades do brasileiro no simulador. E isso serviu como base para o crescimento dos carros laranjas em 2019 e, claro, para o desenvolvimento do modelo que será usado nesta temporada.
Na Fórmula 2, último degrau das categorias de base, foram três temporadas por três equipes diferentes. Na primeira, pela pequena MP Motorsport, Sérgio chegou a ganhar a segunda corrida da etapa de Spa-Francorchamps em 2017. Na temporada de 2018, foi para a inglesa Carlin, terminando o ano na sexta posição do campeonato, mas sem vitória. Já no ano passado, correndo pela francesa DAMS, fechou a temporada em quarto, com duas vitórias: na prova de domingo em Spielberg, na Áustria, e na de sábado em Abu Dhabi, em ambas, com sua marca registrada: a boa administração do desgaste dos pneus, algo essencial na F1 atual. Os resultados lhe garantiram os pontos necessários para a emissão da superlicença. Tudo isso chamou a atenção da RedBull.
Estar como reserva das duas equipes da marca dos energéticos é uma das melhores posições da F1 atual: Isso porque Helmut Marko não tem o menor pudor de trocar um dos titulares em caso de mau desempenho. Situação acontecida algumas vezes nos últimos anos, vide o ocorrido com o russo Daniil Kvyat e com o francês Pierre Gasly, rebaixados da equipe principal para a Toro Rosso.
Jaime Alguersuari, Sébastien Bourdais (4x campeão da Fórmula Cart), Sébastien Buemi (campeão da Fórmula-e), e Jean-Éric Vergne (bicampeão da Fórmula-e), também foram outros pilotos que sofreram na mão do Dr. Marko.
Kvyat, aliais, acabou readmitido como titular do braço italiano da equipe, em 2019, mas apenas por falta de opções no programa de desenvolvimento de pilotos da marca. E Helmut Marko nunca escondeu isso, mesmo com alguns bons resultados do russo, até um pódio.
Por tudo isso, Sérgio tem que trabalhar duro como reserva da RBR e da AlphaTauri para estar apto, no caso de uma oportunidade, à disputar um GP na Fórmula 1.
Fonte: https://globoesporte.globo.com/
Fotos: Reprodução de internet
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