Nesta série que se inicia, temos como objetivo trazer aos leitores o levantamento de todos os pódios conquistados pelos pilotos brasileiros na categoria máxima do automobilismo mundial, e a primeira aparição de um tupiniquim entre os três primeiros colocados de uma corrida de Fórmula 1, ocorreu no GP dos Estados Unidos de 1970, quando Emerson Fittipaldi conquistou a vitória com a Lotus, substituindo o austríaco Jochen Rindt, falecido no GP da Itália, em Monza, e que, com a vitória do brasileiro, sagrou-se o único campeão post mortem da categoria.
Acidente fatal de Jochen Rindt
Primeira vitória de Emerson Fittipaldi - GP dos EUA de 1970
Os 21 primeiros pódios brasileiros:
Clique na imagem para ampliar.
Nesse segundo grupo de pódios temos a ocorrência da primeira dobradinha brasileira na Fórmula 1, e para a alegria dos nacionais ocorreu justamente no GP do Brasil de 1975, mas não liderada pelo bicampeão Emerson Fittipaldi, como seria de se esperar, que acabou ficando com a segundo posição, 5.790 segundos atrás do compatriota José Carlos Pace, que venceu, pela primeira vez, com sua Brabham Ford número 8, o seu segundo pódio na categoria. Marca também os três pódios da equipe Coopersuca Fittipaldi, um com Keke Rosberg, na Argentina/1980, e dois com Emerson, no Rio de Janeiro em 1978 e em Long Beach/1980, corrida a qual, marcou também, a primeira vitória de Nelson Piquet na categoria.
Do 22º ao 43º pódio brasileiro:
Clique na imagem para ampliar.
GP do Brasil de 1975
GP do Brasil de 1978 e de Long Beach de 1980.
Esse próximo seguimento traz os pódios quer marcaram o bicampeonato de Nelson Piquet, dentre eles, nove vitórias do carioca, destacando também o terceiro lugar no GP da África do Sul de 1983, que lhe garantiu o segundo título. Apresenta ainda os três primeiros pódios de Ayrton Senna na categoria, todos no ano de 1984, conquistados com a pequena equipe Toleman, inclusive o controverso GP de Mônaco daquele ano, vencido por Alain Prost.
Clique na imagem para ampliar.
GP da África do Sul de 1983 e GP de Mônaco de 1984.
O recorte agora apresentado marca o tricampeonato de Nelson Piquet, assim como a era Lotus na carreira de Ayrton Senna, na qual temos 06 vitórias, sendo duas em cada um dos três anos na equipe de Colin Chapman. O período marca também as dobradinhas dos tricampeões, no GP do Brasil, Alemanha e Hungria, todos em 1986, esse ainda, o da considerada melhor ultrapassagem de todos os tempos, além das ocorridas nos GP´s de Mônaco, EUA, Hungria e Itália, no ano de 1987.
Curiosamente, na temporada de 1986, somente no GP da Áustria não tivemos um dos brasileiros no pódio, já em 1987, tal fato ocorreu em três corridas.
Cores meramente ilustrativas - Fotos: Reprodução de internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário