Vazou a imagem de um carro conceito para ser usado na Fórmula 1, a partir da temporada 2021, durante o evento do GP de Singapura, que está sendo disputado neste fim de semana, e um set completo foi revelado oficialmente após a primeira sessão de treinos livres.
Ross Brawn explicou que a Fórmula 1 trabalhou em três estágios de sua visão, e já foram feitos testes em túnel de vento para confirmar as esperanças se convertam ao mundo real.
“O propósito primário é produzir carros para corridas, carros que poderão batalhar de forma próxima”.
“Vemos isso em outras formas de corridas, mas elas são frequentemente categorias com design fixo, com todos correndo com o mesmo carro. Não há soluções extremas como na F1.”
“As equipes agora estão envolvidas nisso. Mas todas as equipes têm modelos que iniciamos, e elas estão analisando e dando suas impressões”.
“As equipes possuem limitação dos testes aerodinâmicos que podem fazer, mas a FIA deu a eles um tempo extra para trabalhar neste projeto, então há um ótimo incentivo para encontrar a melhor solução. O que estamos encontrando do modelo deles é similar ao que estamos encontrando”, disse Brown.
Já o chefe da equipe Ferrari, Maurizio Arrivabene disse: "Eu estava procurando os carros apresentados há alguns dias. É um bom exercício. Eu perguntei aos nossos engenheiros o que eles pensavam sobre isso”, e ainda "eles disseram que, na opinião deles, é um pouco decepcionante e parece um velho Champ Car, mas é um exercício."
As restrições econômicas fazem parte das mudanças radicais que a F1 previu para 2021, com a Ferrari conhecida por se opor à ideia que foi oficialmente apresentada em abril. Foi sugerido desde então que o limite de US $ 150 milhões não seja introduzido para 2021 e, ao invés disso, entre em fases ao longo de várias temporadas, assim como um limite de pessoal.
"O objetivo de todo mundo é economizar dinheiro, reduzir custos. A questão não é o quê, a questão é como, (...) como queremos fazer isso? Como queremos manter a F1 no topo do automobilismo? Como queremos continuar desenvolvendo carros que são bonitos para o público? Não é uma equação fácil,” completou Arrivabene.
Arrivabene foi modesto em sua posição da Ferrari sobre um teto orçamentário e em se comprometer com a F1 além de 2021, embora insinuasse que permaneceria se opondo se se sentir excessivamente restrito.
"Com relação ao futuro, o Acordo de Concorde, falei com nosso CEO. A decisão é algo que não é minha. Vai ser uma decisão estratégica que envolve todo o grupo, (...) se de alguma forma um determinado acordo não levar em consideração onde a Ferrari está no mercado, o DNA da Ferrari... repito, é uma decisão estratégica.”
Fonte: https://br.motorsport.com
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