sábado, 29 de setembro de 2018

Razão x Emoção: o dilema de Toto


No passeio da Mercedes em Sochi, um fato que não acontecia já a algum tempo ocorreu: Valtteri Bottas obteve a pole position, ficando por pouco mais de um décimo à frente de Lewis Hamilton. Tudo bem que o inglês errou em sua última tentativa, mas o finlandês confirma que se sente à vontade nesta pista.



Outro aspecto importante foi a diferença entre as Mercedes e as Ferrari. Muita gente pensou que os italianos estariam “escondendo” o jogo e mostrariam a real situação no treino definitivo, ainda mais por conta da série de novidades que trouxeram para esta prova. Mas em nenhum momento, Vettel e Raikkonen se mostraram em condições de discutir a primeira fila.



A esperança agora dos italianos é a largada. Só que, segundo os jornalistas que estão acompanhando, a Mercedes está conseguindo ter melhores condições de tempo nas sequências de voltas, com um tratamento de pneus melhor do que as Ferrari. Realmente, está difícil estar no lugar de Vettel e Raikkonen...



Com esta situação, uma dúvida deve emergir para Toto Wolff: como gerenciar a evolução da prova?



Com seus dois pilotos na primeira fila e caso não haja qualquer tipo de acidente, a Mercedes terá a possibilidade de escolher como fará a corrida. Wolff tem duas opções na mesa: a primeira, é ser pragmático e fazer que Bottas faça uma corrida totalmente em prol de Hamilton. Caso haja a troca de posições e o finlandês consiga manter Vettel atrás de si, o inglês aumentaria sua distância para o alemão em mais 10 pontos e iria para o Japão com 50 pontos de diferença. Faltando 5 etapas para o fim, pavimentaria o caminho para o seu quinto título.



Mas ainda há a opção da justiça: Bottas está à vontade na Russia e tem feito até aqui uma temporada decente, inclusive jogando em prol de Hamilton. Aliás, as únicas “dobradinhas" da temporada até aqui vieram da Mercedes (Espanha e Alemanha). Mas a equipe pode optar por deixar que os dois façam suas respectivas corridas e permitir que  finlandês obtenha sua primeira vitória na temporada. Esta situação permitiria que Hamilton aumentasse a sua diferença, mas para 43 pontos.



Para a Mercedes, seria indiferente qualquer uma das duas opções, pois a liderança no certame de construtores seria tranquilamente mantida e ampliada. O bolso da Daimler agradece penhoradamente caso isso se concretize, pois é desta premiação é que sai boa parte do dinheiro do orçamento....



Enfim: Wolff pode apelar para o par-ou-ímpar, cara ou coroa, uni-duni-tê ou qualquer outro método tecnológico e randômico. A bola está no seu campo e o clima é totalmente favorável. Só resta à Vettel e a Ferrari não baixarem os braços.


O ganho de pontos varia pouco, considerando que Vettel e Raikkonen cheguem em terceiro e quatro. Claro que corridas são imprevisíveis e vimos isso várias vezes este ano. Mas qual é a graça de não querer adivinhar o que vai acontecer?

Na posição de Toto, pensaria sim no campeonato de Hamilton. podem ser somente 3 pontos de diferença entre uma opção e outra. Mas faltando pouco para terminar a temporada, é hora de ser pragmático e garantir a vitória. Não irão faltar àqueles que defenderão o resultado de pista, o que não deixa de ser certo. Mas na conjuntura atual, é hora de fazer como no ciclismo e priorizar o capitão da equipe.


Vamos ver o que o domingo nos espera. Em princípio, valerá a pena ver a largada e as paradas nos boxes. Embora seja um belo cenário, o traçado não permite tantos “arroubos” de ultrapassagens, fazendo a famosa “procissão”. Talvez a escalada da Red Bull nos dê alguns momentos interessantes e o garoto Leclerc largando de uma ótima sétima posição, brigando com as Force India (6º e 8º com Ocon e Perez)e a Haas (5º e 9º com Magnussen e Grosjean).

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