No passeio da Mercedes em
Sochi, um fato que não acontecia já a algum tempo ocorreu: Valtteri
Bottas obteve a pole position, ficando por pouco mais de um décimo à
frente de Lewis Hamilton. Tudo bem que o inglês errou em sua última
tentativa, mas o finlandês confirma que se sente à vontade nesta
pista.
Outro aspecto importante
foi a diferença entre as Mercedes e as Ferrari. Muita gente pensou
que os italianos estariam “escondendo” o jogo e mostrariam a real
situação no treino definitivo, ainda mais por conta da série de
novidades que trouxeram para esta prova. Mas em nenhum momento,
Vettel e Raikkonen se mostraram em condições de discutir a primeira
fila.
A esperança agora dos
italianos é a largada. Só que, segundo os jornalistas que estão
acompanhando, a Mercedes está conseguindo ter melhores condições
de tempo nas sequências de voltas, com um tratamento de pneus melhor
do que as Ferrari. Realmente, está difícil estar no lugar de Vettel
e Raikkonen...
Com esta situação, uma
dúvida deve emergir para Toto Wolff: como gerenciar a evolução da prova?
Com seus dois pilotos na
primeira fila e caso não haja qualquer tipo de acidente, a Mercedes
terá a possibilidade de escolher como fará a corrida. Wolff tem
duas opções na mesa: a primeira, é ser pragmático e fazer que
Bottas faça uma corrida totalmente em prol de Hamilton. Caso haja a
troca de posições e o finlandês consiga manter Vettel atrás de
si, o inglês aumentaria sua distância para o alemão em mais 10
pontos e iria para o Japão com 50 pontos de diferença. Faltando 5
etapas para o fim, pavimentaria o caminho para o seu quinto título.
Mas ainda há a opção
da justiça: Bottas está à vontade na Russia e tem feito até aqui
uma temporada decente, inclusive jogando em prol de Hamilton. Aliás,
as únicas “dobradinhas" da temporada até aqui vieram da Mercedes
(Espanha e Alemanha). Mas a equipe pode optar por deixar que os
dois façam suas respectivas corridas e permitir que finlandês obtenha
sua primeira vitória na temporada. Esta situação permitiria que
Hamilton aumentasse a sua diferença, mas para 43 pontos.
Para a Mercedes, seria
indiferente qualquer uma das duas opções, pois a liderança no
certame de construtores seria tranquilamente mantida e ampliada. O
bolso da Daimler agradece penhoradamente caso isso se concretize,
pois é desta premiação é que sai boa parte do dinheiro do
orçamento....
Enfim: Wolff pode apelar
para o par-ou-ímpar, cara ou coroa, uni-duni-tê ou qualquer outro
método tecnológico e randômico. A bola está no seu campo e o
clima é totalmente favorável. Só resta à Vettel e a Ferrari não
baixarem os braços.
O ganho
de pontos varia pouco, considerando que Vettel e Raikkonen cheguem em
terceiro e quatro. Claro que corridas são imprevisíveis e vimos isso
várias vezes este ano. Mas qual é a graça de não querer adivinhar o que
vai acontecer?
Na posição de Toto, pensaria sim no campeonato de Hamilton. podem ser somente 3 pontos de diferença entre uma opção e outra. Mas faltando pouco para terminar a temporada, é hora de ser pragmático e garantir a vitória. Não irão faltar àqueles que defenderão o resultado de pista, o que não deixa de ser certo. Mas na conjuntura atual, é hora de fazer como no ciclismo e priorizar o capitão da equipe.
Na posição de Toto, pensaria sim no campeonato de Hamilton. podem ser somente 3 pontos de diferença entre uma opção e outra. Mas faltando pouco para terminar a temporada, é hora de ser pragmático e garantir a vitória. Não irão faltar àqueles que defenderão o resultado de pista, o que não deixa de ser certo. Mas na conjuntura atual, é hora de fazer como no ciclismo e priorizar o capitão da equipe.
Vamos ver o que o domingo
nos espera. Em princípio, valerá a pena ver a largada e as paradas
nos boxes. Embora seja um belo cenário, o traçado não permite
tantos “arroubos” de ultrapassagens, fazendo a famosa
“procissão”. Talvez a escalada da Red Bull nos dê alguns
momentos interessantes e o garoto Leclerc largando de uma ótima
sétima posição, brigando com as Force India (6º e 8º com Ocon e
Perez)e a Haas (5º e 9º com Magnussen e Grosjean).
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