Hoje foi um dia em que a história foi
escrita. Mesmo assim, talvez poucos lembrem da vitória convincente
de Max Verstappen, da corrida honesta de Sebastian Vettel, do azar
intermitente de Daniel Riccardo e da escalada de Leclerc, Vandoorne e
Gasly aos pontos. Tudo ficou de lado por conta da conquista do quinto
título de Lewis Hamilton.
Tudo bem que o inglês entrou com uma
missão tranquila: um sétimo lugar já bastava. Mas ao dar um belo
salto na largada, deixando Daniel Riccardo para trás e assumindo a
segunda posição, mostrou que não iria “tirar o pé da dividida”
(usando uma metáfora futebolística).
Pelas características peculiares do
circuito, as Red Bull mostraram capacidade de andar na frente (o ar
rarefeito impacta no funcionamento do motor: Menos ar entrando na
admissão, torna a mistura ar/combustível mais pobre, reduzindo a
potência. Além disso, os carros devem andar com asas maiores para
gerar mais pressão aerodinâmica. Neste quesito, os Touros Vermelhos
se sobressaem). Além disso, o RB14 teve mais uma vez um ótimo
acerto de suspensão, permitindo que os carros gastassem menos pneu.
Isso fez toda a diferença para
Verstappen e Riccardo. O australiano fez mais de 40 voltas com o
mesmo jogo de pneus e estava controlando Vettel na briga pela segunda
posição, mesmo o alemão com sapatos mais novos.
Gestão que faltou à Mercedes.
Hamilton e Bottas tiveram problemas sérios de consumo de pneus, os
obrigando a usar pneus usados na última parte da prova e se
preocupar em chegar. Como já dito anteriormente, quando as rodas
traseiras foram alteradas, as “Flechas de Prata” apresentaram uma
grande dificuldade de achar num compromisso entre velocidade e
equilíbrio. Coincidência?
Após o abandono de Riccardo (sétimo
seguido!) que ocupava o segundo lugar, a corrida se acomodou. E
restou à Hamilton levar o carro até o final para conquistar o que
muitos esperavam: o título mundial. A comemoração junto ao público
fez um quadro bonito e mais relevante ainda foi a postura de Vettel,
que cumprimentou o inglês pela conquista ainda na pista.
Aliás, tivemos outros gestos
extremamente magnânimos: Hamilton foi cumprimentar a sua equipe no box e
Vettel foi também cumprimentar a Mercedes. Além disso, reconheceu
que não fez o bastante e que o inglês mereceu o título. Posturas
não só de campeões, mas de desportistas na verdadeira acepção da
palavra. Faz falta este tipo de coisa nos tempos em que vivemos...
Antes de tudo, a vida se faz de simbologias.
No dia em que muita coisa deu errada, Hamilton conquistou mais uma grande marca. E caminha mais ainda para que chegue no topo da categoria de todos os tempos. Agora, cabe à Mercedes e Hamilton continuarem seu alto nível. Ambos tem a oportunidade de conseguirem cada vez mais marcar seus nomes na historia. E temos chamce de ver esta construção.
No dia em que muita coisa deu errada, Hamilton conquistou mais uma grande marca. E caminha mais ainda para que chegue no topo da categoria de todos os tempos. Agora, cabe à Mercedes e Hamilton continuarem seu alto nível. Ambos tem a oportunidade de conseguirem cada vez mais marcar seus nomes na historia. E temos chamce de ver esta construção.
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Uma das coisas que também chamou a
atenção foi o uso exagerado do Safety Car Virtual nesta corrida. Em
dois casos, quando os carros de Alonso e Riccardo pararam, podemos
chamar que houve um excesso de zelo dos comissários. Por este motivo
que as equipes questionam a continuidade desta ferramenta para o
próximo ano.
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Verstappen venceu com autoridade. Uma
prova em que começou a conquistar na largada e com a proteção ao
ataque de Hamilton na primeira volta. E depois soube aproveitar da
qualidade da Red Bull para se garantir na liderança. Hoje, fez tudo
correto. Fez tudo parecer fácil, mesmo com o desespero da fala no
rádio após saber que o motor de Riccardo havia quebrado.
Podem me chamar de herege. Mas fazendo
um paralelo, Verstappen hoje está na posição de Senna na época de
Lotus: muita gente reconhece o talento, tem tudo para ser
protagonista, mas precisa dar o próximo passo. Será que a vinda da
Honda poderá ajudar a dar este passo?
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O GP do México é muito legal, a
atmosfera é maravilhosa. Mas precisava mostrar tanto a arquibancada
?
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Que venha Interlagos! Temos a
oportunidade de ver uma boa prova, já que muita coisa estará
decidida e a pressão será bem menor....
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